O “Google Docs” é um pacote de aplicativos que
permite criar documentos, apresentações de slides, planilhas, desenhos e
questionários. O seu diferencial é a possibilidade de construção do material
diretamente no site, a partir do seu navegador, com a possibilidade de
construção coletiva e em tempo real.
Na prática, isso que dizer que um grupo de alunos
pode construir, a partir de um ambiente virtual, uma apresentação de slides interagindo
em tempo real, desde que conectados, superando a barreira da distância. E há a
possibilidade ainda de levar essa interação a um nível ainda maior a partir do
uso do chat do próprio aplicativo enquanto os alunos fazem modificações simultaneamente
no documento em que se está trabalhando. Outra situação possível é a de um trabalho
interativo, mas não simultâneo, em que os alunos vão adicionando suas reflexões
e alterando as já incluídas no material por outros participantes.
Em todas essas situações, as inclusões de um aluno podem ser acompanhadas pelos outros participantes com informações de quando foi feita a alteração e que alteração foi realizada. E o professor/tutor pode e deve se incluir nesse processo! Com a participação do professor/tutor no grupo, este passa a poder intervir também, deixando
comentários ou destacando temas que precisam ser aprofundados e, assim, influenciando no resultado final do
trabalho.
Quer conhecer os recursos do Google Docs? Acompanhe esse tutorial:
Essa ferramenta é interessante para ser usada no ensino presencial, mas, no caso do ensino a distância, ela pode fazer a diferença entre uma abordagem pedagógica mecanicista e instrucional e uma abordagem interativa, em que o conhecimento é partilhado e construído coletivamente.
Pense na possibilidade de trabalhar dentro de um espaço virtual que possa reunir alunos de lugares distantes entre si, e em que o professor/tutor exerce seu papel de mediador, enquanto os alunos podem interagir assumindo suas responsabilidades no processo de ensino-aprendizagem. Não é incrível? Esse é o diferencial dessa ferramenta tecnológica para a realização das mais diversas atividades em um contexto de ensino a distância.
Enfim, o Google Docs é uma ferramenta tecnológica de interface bastante amigável e que pode transformar sua prática pedagógica!
Quer saber mais sobre o assunto? Leia o texto: A Ferramenta Google Docs: Construção do Conhecimento Através da Interação da Interação e Colaboração por Ana Cláudia Teixeira Machado.
2 comentários:
Olá amiga!
Excelente contribuição.
Um recurso fantástico para melhorar a qualidade de nossa atuação profissional.
Grata pela valiosa contribuição.
Bah Stella!
Agora fiquei com vergonha das minhas reflexões.
Excelente trabalho! Parabéns!
Postar um comentário